O Primeiro

17:41



Foi durante a era da pré-internet, do pré-street-style que o fotógrafo francês, Guy Marineau começou a documentar as semanas de Moda. Foi um dos primeiros a ter passaporte direto para o backstage e permissão para fotografar o estilo nas ruas de Paris. Por Rui Cunha






Se há coisas que gosto de ler são testemunhos. Gosto de saber as histórias de vida das pessoas. Como chegaram. O que fizeram. Quando fizeram. Vocês sabem, aquela curiosidade típica, que muitas das vezes não passa de curiosidade estúpida. Graça a Deus – ou ao indivíduo que a criou – que existe a internet e que estamos, cada vez mais, conectados. E agradeço a existência da internet porque é através dela que conheço inúmeras coisas: desde livros, filmes, fotografias, músicas, novas tecnologias, fotógrafos... Passaria o resto desta tarde de domingo a enumerar tudo aquilo que encontro na internet, mas vamos ao que interessa.

Guy Marineau é o homem de que vos vou falar. Em 1979, a revista Life decidiu contratar o fotógrafo francês para documentar aquilo que se estava a usar durante os dias da Semana de Moda de Paris – à época ninguém teria usar o termo street style. Além de fotografar o ambiente da semana de Moda teria que fotografar o backstage dos desfiles de Valentino e Yves Saint Laurent. Em 1977, o francês fez história e deixou de sentar na primeira fila dos desfiles e começou a ficar de pé na frente da passerelle para poder fotografar as modelos e a roupa com mais eficácia. “Eu não conseguia ficar mais uma vez sentado na primeira fila ao lado do Mr Fairchild e fotografar com uma lente de 35 ou 50 mm que distorcia a forma das roupas e a modelo, dando-lhes uma silhueta maior e uma cara muito pequena. Comecei a ficar no final da passerelle, de pé e de frente para as modelos com as minhas câmaras ao nível dos olhos das top models” disse em entrevista à dazzeddigital.com.




“Antes dos anos 90 as semanas de Moda não significavam nada para ninguém” diz Guy Marineau, isto parece contraditório para a situação que se vive pelo menos 4 vezes num ano: as ruas das principais capitais do mundo da Moda enchem-se de it girls, de fotógrafos especializados em street style e os editores de Moda de todo o mundo saem dos Ubers prontos a serem fotografados. O pioneiro do street style conta no currículo com trabalhos na área da política quando fotografou a situação terrível que se viveu em Israel, mas os seus trabalhos na indústria da vaidade são mais facilmente reconhecidos.

40 anos de carreira como fashion photographer. 70 anos de idade e muitas histórias que merecem ser ouvidas. Teve a oportunidade de imortalizar através da sua câmara Hubert de Givenchy, Yves Saint Laurent, Valentino, as top dos anos 80 e muito estilo nas ruas de Paris e de todo o mundo. A capital francesa, tal como hoje, é inspiração. Não é por acaso que continuamos a dizer que “we’ll always have paris”, a célebre frase do filme Casablanca. Hoje recordamos os melhores momentos da semana de Moda de 1979 pela lente de Guy Marineau.








You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Instagram