PEOPLE are Strange

17:51

People é a série fotográfica que todos queremos ver e conhecer. Por Rui Cunha





Foi em setembro de 1967 que a banda de rock norte-americana lançou o seu segundo albúm, Stranger Days, nele continha uma música que depressa se transformou num êxito, falo de People are Strange. Não conseguimos falar com o autor desta série fotográfica mas será que Chad Pitman, o fotógrafo norte-americano se inspirou na música de Jim Morrison para a concretização de People – a série fotográfica que retrata a beleza de pessoas desconhecidas. A beleza pode ser encontrada ao virar da esquina e foi isso mesmo que Pitman fez, percorreu todas as esquinas de Los Angeles à procura de beleza. 

O sentimento de proximidade começar a crescer assim que a nossa atenção recai sobre todos os detalhes que nos rodeiam, isto é válido para um dedo, uma lâmpada, um lábio ou qualquer outro detalhe. Para começar um projeto destes é preciso ter questões. E a questão que foi (ou devia ter sido) feita foi “Com que frequência olhamos para a cintura de alguém?”. A resposta é um tanto ao quanto ambígua. Uns dizem que é nos momentos mais intímimos, mas há quem defenda que é nas memórias desses momentos (esta última parece-me ser a mais assertiva, mas cada um sabe de si, como se costuma dizer.)


Pitman ficou desanimado com a superficialidade dos retratos que tirava no início da sua carreira e foi por isso memso que decidiu deixar de os fazer, pelo menos da mesma maneira. Deixou a Big Apple e instalou-se em Los Angeles. Deixar de fotografar retratos e mudar de cidade foram os dois passos necessários para o início de uma obra de arte. Deixou-se inspirar pelo ambiente que o rodeava – pessoas, luz e paisagens – e começou a procurar a beleza, beleza que se encontra em qualquer pessoa. Depois de tirar as fotografias mas zoom e procura os pontos fortes de cada um, porque cada um de nós tem esses pontos, na verdade só precisamos de um Chad Pitman nas nossas vidas. People, a série fotográfica, nasce do desejo do autor de estar próximo daqueles que o rodeavam. 






You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Instagram